É verdade, descobri recentemente o Japão... Bem, o Japão propriamente dito não, infelizmente. As viagens não são propriamente acessíveis!!! Mas descobri muito do que a sua cultura encerra... Comida!!! hummmm, como adoro a comida japonesa! e claro está, a literatura! Literatura essa que consumo em pequenas dentadas,como o famoso James Dean dizia.
Descobri Haruki Murakami... é um autor e tanto! Os seus enredos prendem o leitor do ínicio ao fim do livro com uma subtileza... É realmente fantático como ele consegue de uma história banal fazer uma grande obra. Ao mesmo tempo fala-nos de muitos pontos de interesse cultural, a música, clássica,erudita...,o cinema,os monumentos, os sítios...enfim, recomendo vivamente. Quanto mais não seja para alargar os horizontes! É sempre bom descobrir coisas novas e decidirmos por nós mesmos se essa coisa vale ou não vale a pena!
Reconto
Há 14 anos
5 comentários:
Olá! Tudo de bom para ti e boa sorte neste início de vida bloguista. A blogosfera ganhou uma grande pensadora!
Beijinho
Agora fiquei cheia de vontade de conhecer o Japão como tu.Do Murakami ainda só li "Crónica do pássaro de corda".É uma estória muito louca.Mas apesar de também se passar no Japão,é mais centrada nas personagens e menos nos locais.Adorei o blog.Continua o bom trabalho;)
Olá! também gosto muito de Japão, sobretudo no que toca a gastronomia,continua a tralhar o teu blog ta muito bom.
beijinho
Parabéns pelo blog miga!!!
Vais ter com toda a certez muito a dizer-nos, contar-nos...ou simplesmente partilhares com quem te lê a quantas anda a tua alma:)
Mais um para fazer a ronda!!:)
Beijinhos Grandes Amiga
Saudades Muitaaaaaaaaaas!
Antes de mais, muitos parabéns pelo teu blog que será certamente fonte de inspiração e de leitura recorrente!
Também sou completamente fascinada pela cultura nipónica e, sobretudo, pela profunda contradição (ou não necessariamente) em que está mergulhada: por um lado, um desenvolvimento tecnológico tremendo e alucinante e, por outro lado, um apego e um cultivo da tradição bastante enraizados no tecido social.
Um dos fenómenos que acho mais curioso é a juventude japonesa, constituída por verdadeiras tribos, completamente heterogénea e orientada para a high tech e para uma certa imitaçao dos padrões ocidentais.
Murakami será, sem dúvida, um dos mais conceituados escritores da actualidade que construiu uma espécie de realismo mágico de feição oriental. Adoro a escrita dele e os enredos engenhosos que nos prendem da primeira à última página!
Ele é colaborador habitual da revista literária Granta, uma referência a nível mundial.
Fica aqui o link:
http://www.granta.com/
Mtos beijinhos
Maria
Enviar um comentário