segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Freeport = Aquinova?

Muito se tem falado acerca do caso Freeport ( esse belo empreendimento por sinal!). É claro que as acusações tem fundamento, muitos colocaram dinheiro ao bolso. Que importa ser reserva?Os bolsos cheios são bem mais importantes. As gerações vindouras não interessam, a fauna, a flora... nada importa...apenas e tão só o DINHEIRO. Nada de valores morais,ética, apenas dinheiro. Sempre...
O grande problema é que muitos " freeport" existem por aí. Um deles bem aqui ao lado.
Talvez ainda não tenham feito a ligação mas ela existe,está lá, e espero que para bem de todos os responsáveis sejam julgados,em ambos os casos.
Estou a falar da Aquinova ( Pescanova ) na Praia de Mira. Tal como o Freeport também ela está a ser construída em cima da Rede Natura 2000 ( rede ecológica cujo objectivo é a conservação da diversidade biológica e ecológica segundo directivas da União Europeia; zona de reserva protegida).
Coincidências?
Aqui fica a questão.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Procura-se um amigo

"Procura-se um amigo. Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive."
Vinicius de Moraes

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tomada de posse

Bem... Hoje não se fala de mais nada! Barack Obama a todo o momento, em todos os canais televisivos. Horas e horas de directos, inúmeros jornalistas mobilizados... enfim... É a noticia do dia.
Ainda há muito quem deposite esperança neste novo presidente, basta ver as imagens...
Mas será que há realmente esperança? Não me parece. Não consigo acreditar nas boas intenções dele.
Claro, vai ser melhor do que Bush, sem dúvida, mas pouco, muito pouco...
Barack, tal como Bush, tal como todo o norte-americano que se preze, tem a mania da perseguição. Todos são inimigos da América,todos! Será?! Não me parece. O que me parece é que usam e abusam dessa ideia,querem impingir esse conceito ao resto do ocidente para promoverem a guerra,para aumentar recursos,para manipular os mais fracos, os diferentes,para serem sempre a maior potência mundial...e ainda assim ter o apoio de todo o mundo ocidental... Manipuladores,fachistas...e ainda falam em liberdade!
Não creio estar a errar ao dizer que Obama vai tão somente mudar o cenário da guerra, do Iraque, para o Afeganistão.
Vamos a ver, o tempo o dirá. Espero estar errada, tal como espero estar errada quanto ao apoio americano a Israel no conflito na Faixa de Gaza.
Espero que alguma coisa ilumine o novo Presidente para que a América passe a respeitar os outros povos e que cresça por ela mesma, sem prejudicar ninguém.
Por isto tudo, que GOD BLESS AMERICA.